Confira o que ocorreu no VI Seminário de EaD

A Superintendência de Educação a Distância da Universidade Federal da Bahia promoveu o VI Seminário EaD da UFBA e II Seminário EaD da Faced/UFBA, no dia 26 de abril de 2019. As atividades ocorreram na Escola de Administração da UFBA, das 8:30 às 19:00 horas. O evento colocou em pauta a reflexão sobre tecnologias digitais e inovação educacional. Foram compartilhadas experiências exitosas de Portugal, Argentina, Brasil e Bahia. O seminário teve por objetivo o compartilhamento de estudos e experiências na área de educação a distância e inovação tecnológica na educação. Na sua sexta edição, o seminário vem se consolidando como um espaço importante para discussões, trazendo um olhar mais ampliado sobre as tecnologias educacionais e inovação. O evento foi realizado no contexto de mudanças na regulação da EaD nacional, mudanças culturais e políticas, articulações intra e inter organizacionais. Essas mudanças requerem reestruturações em diversos níveis dentro do modelo que possuímos hoje, demandam tempo e ajustes, dentre os quais muitos foram observados pelos convidados e participantes durante o evento.

A cerimônia de abertura do evento contou com as presenças do Magnífico Reitor da UFBA, João Carlos Salles; do diretor da Escola de Administração da UFBA, Horácio Nelson Hastenreiter Filho, da representante da Pró-Reitoria de Ensino e Graduação da ufba, Karina Menezes; do  Pró-Reitor de Pesquisa, Criação e Inovação Da UFBA, Olival Freire; da Coordenadora de Articulação Acadêmica da Diretoria de Educação a Distância da CAPES, Joana Paula Alves da Silva Noia; da Superintende de Educação a Distância da UFBA, Márcia Rangel. Após a Mesa de Abertura teve início a MESA Redonda Literacia e Fluência Digital Docente. Possíveis Percursos Formativo, tendo como convidado para compor a mesa o Coordenador do Núcleo de Estudos em Pedagogia no Ensino Superior na Universidade de Coimbra (NEPES) e Coordenador UAB Portugal, professor doutor José António Marques Moreira, apresentado as competências digitais e enfatizando que precisamos ver de modo crítico a ideia de tecnologias educacionais, propondo falarmos em tecnologias digitais em contexto educativo. A atividade seguinte foi o Painel Experiências Inovadoras no Brasil e Argentina, tendo como convidado o professor adjunto da Universidade de Brasília, Dr. Ricardo Ramos Fragelli, que falou sobre o método trezentos e outros métodos de metodologia ativa, que mostrou objetivamente como a metodologias ativas são necessárias para formação plena, como podem ser potencializadas com o uso de tecnologias digitais, precisam estar presentes na ead. Também foi convidada a professora da Universidad Nacional de la Patagonia Austral, Dra. Verônica Sofia Ficoseco, que falou sobre fatores de sustentabilidade em ambientes virtuais educacionais, trazendo os resultados de sua pesquisa, os principais fatores de sustentabilidade em ambientes virtuais educacionais, contribuindo com a reflexão sobre os modos de avaliação em busca da qualidade socialmente culturalmente referenciada da educação a distância. No turno da tarde, tivemos o Painel sobre Soluções inovadoras em Tecnologias Educacionais nas IES, sendo convidados para compor a mesa o Professor doutor Adilson Gomes dos Santos, professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB. Atual Superintendente da SEAD UFRB, Coordenador  UAB da UFRB; a Professora doutora Elisângela dos Reis Oliveira, Atualmente, é professora de Língua Espanhola do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFBA e Coordenadora Institucional UAB e Diretora de EAD e FIC; a Professora Doutora Lídia Boaventura, professora permanente e vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) na Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e atualmente desempenha a função de assessora no Gabinete da Reitoria, com ênfase na Educação à Distância junto à Unidade Acadêmica de Educação a Distância (UNEAD) da UNEB; e a Superintendente de EAD da UFBA, Marcia Rangel, mestre em em Tecnologias Educacionais, Superintendente de Educação a Distância da UFBA, todos sob a coordenação de Eniel Espírito Santo, professor da UFRB. Em seguida tivemos a mesa redonda Rede Colaborativa de Aprendizagem e iniciativas da SEAD-UFBA - Carta de Serviços e "EAD UFBA EM REVISTA", sendo convidados para compor a mesa o Professor Haenz Gutierrez Quintana, Doutor e Mestre em Multimeios pela UNICAMP. Docente do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências da Universidade Federal da Bahia e coordenador de Tecnologias Educacionais na SEAD e José renato Gomes de Oliveira, Mestre em Estudos Interdisciplinares Sobre a Universidade, pesquisa sobre Ambientes Virtuais de Aprendizagem - AVA, especialmente no ensino superior. Membro da equipe de Coordenação de Design Educacional (CDE) da Superintendência de Educação a Distância da UFBA, sob a coordenação de Karina Menezes, representante da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação. Ao final do evento, a Coordenadora de Articulação Acadêmica da Diretoria de Educação a Distância da CAPES, Joana Paula Alves da Silva Noia, discorreu sobre o tema Estratégias e ações para o fomento ao uso das Tecnologias Digitais na Educação. Com isso, o evento foi encerrado.

O evento foi transmitido ao vivo por meio do site www.seminarioead.ufba.br, sendo acompanhado pelos estudantes dos cursos de EAD UFBA, nos seus pólos ou em acesso particular. Todo material produzido pelo evento está disponibilizado no site, inclusive estão disponibilizadas mais de 8h de programação gravadas em vídeo. A 3ª Edição da "EaD UFBA em Revista", publicação da SEAD, foi lançada no evento e já está disponível na sua versão digital.

A cobertura fotográfica está disponível no Facebook.