Conheça a Rede Colaborativa de Aprendizagem

A Rede Colaborativa de Aprendizagem (RCA) é um espaço constituído por atores da Universidade Federal da Bahia (integrantes internos) e membros das instituições parceiras (integrantes externos) que se articulam através de acordos cooperativos. O principal objetivo da RCA é promover um ambiente de aprendizagem colaborativa que promove o desenvolvimento de competências diversas para constituição de saberes profissionais e a convergência de modalidades educacionais. Atualmente já integram a Rede as instituições parceiras UAB - UFBA e UAB Portugal, entre outros acordos a serem firmados, visando fomentar a formação continuada para o uso das Tecnologias Digitais. Esta articulação, nacional e internacional, visa dinamizar a pesquisa na área de tecnologias na educação, através do intercâmbio de ideias e projetos, fazendo convergir as ações de investigação científica desenvolvidas por cada instituição.

A iniciativa RCA se baseia em algumas experiências exitosas, como o antigo Programa de Multiplicadores em Gestão de Pessoas do Ministério de Planejamento e Gestão - MPOG, realizado em parceria com a Coordenação de Desenvolvimento Humano – CDH, vinculada à Pró-Reitoria de Desenvolvimento de Pessoas - PRODEP da UFBA, no projeto educacional do Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores - DigCompEdu, utilizado pela UAb de Portugal. A rede busca identificar pontos fortes e áreas onde professores, técnicos e gestores, possam aperfeiçoar a utilização das tecnologias digitais para ensino e aprendizagem, mediante a verificação de competências digitais dos colaboradores. Será disponibilizado um questionário na plataforma EUSurvey, em que o profissional da educação responde questões relacionadas ao uso das tecnologias educacionais. Os dados de pesquisa auxiliarão na obtenção de informações que irão direcionar a política de oferta de cursos consoante às necessidades dos docentes e profissionais da Universidade. Dessa forma nasce a plataforma de verificação de competências digitais da UFBA, a DigCompUFBA. Além de identificar as necessidades de formação, esta plataforma busca promover a autorreflexão e autoavaliação acerca das práticas de ensino na Universidade, utilizando linguagens da cultura digital e metodologias ativas.

A RCA também possibilita uma ampliação da capacidade de aproveitamento do conhecimento e expertises entre os atores da rede, visando o compartilhamento interno e externo de conhecimento, metodologias e tecnologias, possibilitando uma melhor otimização do tempo e integração dos espaços acadêmicos e redução de custos com formação continuada.

Tags: