Coordenação de Design Educacional da SEAD encerra ciclo de cursos de Formação continuada

 

A Superintendência de Educação Aberta e a Distância (SEAD) por meio de sua Coordenação de Design Educacional (CDE), ofertou nos meses de agosto a novembro cursos de formação Continuada para editores de Recursos Pedagógicos do AVA (RPA), Professores, Tutores, Coordenadores e demais profissionais vinculados dos cursos de Graduação e Especialização no âmbito da UAB/ UFBA.

A formação visa trazer uma experiência agradável e prazerosa na utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem da UFBA aos professores que estão iniciando as atividades em EaD, ampliando os competências e habilidades pedagógicas e potencializando o uso da plataforma Moodle que dispõe de uma grande quantidade de recursos que permitem a oferta de conteúdos de maneira diversificada.

No processo de formação apresentamos o programa da UAB e o funcionamento da EaD na UFBA. Aos poucos, a inserção de novas mídias digitais vem auxiliando na aprendizagem e no diálogo e na interatividade entre alunos e professores, apresentando novidades que ajudam no desempenho dos  processos de ensino-aprendizagem.

Ao longo do processo de formação foram identificadas as dificuldades dos professores em adaptar, planejar e interagir durante as aulas no ambiente virtual. Os cursistas experimentaram e tiraram dúvidas sobre o uso das ferramentas virtuais para a postagem de conteúdos, interação e criação de fóruns de discussão na plataforma Moodle.

A dificuldade para criação de roteiro de aula no formato audiovisual também foi trabalhada durante o curso. A Coordenadora de Design Educacional, Professora Lanara Souza, ressalta que para resolver essas dificuldades se faz necessário resgatar e adaptar as boas práticas do ambiente presencial para o virtual. Algumas experiências de outros cursos foram apresentadas, mostrando as possibilidades de práticas mais ativas com o uso dos recursos do Moodle e de outras ferramentas tecnológicas, como o Wiki, que potencializa a construção colaborativa do conhecimento, através das proposições de trabalhos em grupo.

As atividades foram desenvolvidas no ambiente virtual moodle/ufba, no modelo teórico – prático, com exposição de conteúdos e realização de oficinas em encontros presenciais que incluem discussão das possibilidades pedagógicas para a educação online. Os cursos forneceram certificados aos participantes que concluíram com aproveitamento de 70%.