Cursos de pós-graduação EaD da UFBA iniciam suas atividades

Todas as aulas inaugurais devem acontecer até julho deste ano

Os novos cursos de especialização a distância da UFBA, do edital nº 2/2017, deram início às suas atividades com as aulas inaugurais que aconteceram nas duas últimas semanas. As especializações em Educação em Gênero e Direitos Humanos e em Gestão Pública Municipal, têm suas atividades iniciais marcadas ainda para os dias 10, 17/06 e 01/07. As aulas aconteceram nos polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB), distribuídos em cidades do interior da Bahia, e contaram com uma presença satisfatória de alunos (as).

Lanara Guimarães, coordenadora de Produção de Mídias, diz que o objetivo das especializações é atingir o máximo de profissionais, independentemente de onde residem. “Com esses cursos queremos acolher quem não tem oportunidade, aquelas pessoas de menores cidades do interior. São essas pessoas que a gente está querendo ajudar da melhor forma possível”.

Foram mais de 1800 vagas distribuídas em nove cursos de pós-graduação oferecidas em 17 cidades diferentes do interior da Bahia, entre elas Amargosa, São Francisco do Conde, Itabuna, Serrinha, Campo Formoso, Sapeaçu e Ipirá. A infraestrutura dos polos é extremamente importante para o bom funcionamento dos cursos, uma vez que os alunos terão em torno de quatro aulas presenciais a cada semestre.

Sobre a especialização em Produção de Mídias, Lanara diz que o curso foi criado com objetivo de formar profissionais para a educação a distância e online. “Nós temos no mercado muita gente que trabalha com mídia de maneira diversa, desde o entretenimento até o empresarial, mas voltado para a educação são poucos. Por isso quando a Capes lançou o edital no ano passado inscrevemos o curso criado em 2014”, completa. Os demais cursos também foram pensados de forma a capacitar servidores, educadores e outros profissionais, no intuito de oferecer uma educação pública de qualidade. As especializações têm cerca de 2 anos de duração.