Gestão de Recursos e Tecnologia da Informação

Descrição do Curso: 

Objetiva incentivar e consolidar a construção do conhecimento por meio do estímulo de novas práticas de gestão de recursos humanos e administrativos em unidades de informação (bibliotecas, arquivos, museus e centros de informação) estruturadas nas tecnologias da informação – dispositivos essenciais às instituições e organizações contemporâneas.

 

Nível: 
Especialização
Sobre o Curso: 

Para aperfeiçoar o conhecimento no campo dos processos informacionais, com o intuito de melhorar a atuação dos profissionais pós-graduandos como gestores de recursos e tecnologias da informação nos espaços organizacionais, contribuindo para a inovação, desenvolvimento e implementação de estratégias informacionais no seu ambiente de trabalho.

 

Bibliotecários, arquivistas, museólogos, gestores da informação e profissionais de nível superior que atuam com documentação em geral.

 

O curso volta-se para profissionais que atuam em bibliotecas, arquivos, museus, centros de documentação, fundações de pesquisa e demais ambientes de informação das instituições públicas e privadas, como: hospitais, clínicas, órgãos do poder executivo, legislativo e judiciário.

 

Na sociedade contemporânea, a recuperação e a preservação da informação demandam habilidades e competências específicas dos profissionais que atuam nesse campo do conhecimento. Assim sendo, o curso Gestão de Recursos e Tecnologia da Informação visa a promoção, a qualificação acadêmica e profissional dos participantes, com enfoque na excelência e na criticidade da gestão de recursos e tecnologias da informação.

Busca também desenvolver competências técnicas e habilidades específicas para a elaboração de projetos de intervenção organizacional/ institucional orientados a soluções práticas de problemas de ordem informacional, com enfoque na instrumentalização dos participantes para desenvolver e analisar relações entre os recursos humanos e de informação, gestão, tecnologia e inovação em unidades de informação. Para assegurar a excelência na elaboração das referidas propostas de intervenção, a especialização contará com módulos temáticos transversais aos projetos de pesquisa.

 

 

Matriz Curricular: 

SEM.1

Disciplinas

      CH

 

Ambientação On-line (AVA)

8

 

Informação, Cultura e Sociedade

34

 

Gestão da Qualidade e Processos

34

 

Elaboração de Projetos e Captação de Recursos

34

 

Arquitetura e Infraestrutura em Tecnologia da Informação

34

SEM.2

Metodologia Aplicada ao Projeto de Intervenção

34

 

Curadoria e Preservação Digital

34

 

Indicadores para Tomada de Decisão em Unidades de Informação

34

 

Empreendedorismo

34

 

Mediação, Disseminação e Recuperação da Informação 

34 

SEM. 3

Inovação e Tecnologia da Informação 

34

 

Marketing Digital 

34

 

Segurança da Informação

34

 

Orientação de Projeto de Intervenção

68

 

Carga horária: 
484
Duração (nº de meses): 
18
Situação: 
Previsto
Ano da oferta: 
2018
Financiamento: 
UAB/CAPES
Unidade Acadêmica : 
Instituto de Ciência da Informação/UFBA
Coordenação: 

Ivana A. Borges Lins

 

Contatos: 
Telefone: 71 – 3283-7747 E-mail: ivana.lins@gmail.com