Gestão Pública Municipal

Descrição do Curso: 

t

Nível: 
Especialização
Sobre o Curso: 

Qualificação de pessoal de nível superior visando ao exercício de atividades gerenciais. Com vistas a capacitar quadros de gestores para atuarem na administração de macro (governo) e micro (unidades organizacionais) sistemas públicos; Capacitar profissionais com formação adequada a intervirem na realidade social, política e econômica; Contribuir para a melhoria da gestão das atividades desempenhadas pelo Estado brasileiro, nos âmbitos federal, estadual e municipal;  Contribuir para que o gestor público desenvolva visão estratégica dos negócios públicos, a partir do estudo sistemático e aprofundado da realidade administrativa do governo ou de suas unidades produtivas.

 

 

Gestores Públicos

Pública e/ou terceiro setor

Público alvo: destina-se aos portadores de diploma de curso superior e/ou que exercem atividades em órgãos públicos ou do ou que ocupem posição de gestão ou direção no setor público, ou que tenham aspirações ao exercício de função pública.

 

Histórico do Curso: 

A 1ª Turma do curso foi ofertada no período de 2014/2015 formando um contingente de  alunos nos polos de Ibicui, Sitio do Quinto, Dias d’ ávila e Mata de São.

Já a 2ª Turma  ocorre no período 2017/2018 com previsão de conclusão no mês de  Agosto/2018.

Desde meados da década de 1990, a gestão pública no Brasil vem passando por transformações importantes, notadamente no que se refere à redefinição do papel do Estado nacional, em geral, e do papel desempenhado pelas três esferas de governo: União, estados membros e municípios.

A partir da Constituição Federal de 1988, os estados e os municípios ganharam mais importância, assumindo diversas atividades antes desempenhadas pela União. Por exemplo as políticas de saúde pública e de educação,  ganham força no município com a organização do Sistema Único de Saúde (SUS) e com a criação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF), respectivamente. Em 2007, este foi ampliado para incluir a educação infantil e o ensino médio, sendo transformado em Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB).

Diante desse cenário, estados e municípios tiveram que redesenhar sua estrutura organizacional, necessitando  tanto do desenho de nova estrutura organizacional quanto na gestão dos processos/atividades, emergindo a necessidade de formação de profissionais capacitados em gestão. Na União, essa tarefa já se acha mais bem desenvolvida, com a (re) estruturação e (re)valorização de diversas carreiras típicas de Estado (planejamento, fiscalização tributária, auditoria etc.). Nos âmbitos: estadual e municipal, muito trabalho ainda precisa ser feito para que esses níveis de governo possam exercer, satisfatoriamente, seus papéis constitucionais. Para tanto, é preciso que seja dada oportunidade a cidadãos e a estados e prefeituras de todo o Brasil de se capacitarem para o exercício de uma administração pública profissional.

Neste sentido a presença da UFBA,  com oferta de cursos de especialização torna-se fundamental, assim o curso de especialização em Gestão Pública Municipal se apresenta para oferecer capacitação avançada nas regiões do estado da Bahia de modo a garantir uma formação continuada de diferentes atores sociais, visando ao desenvolvimento político e social da região.

 

Matriz Curricular: 

Grade Curricular

 

Disciplina(s)

CH

Introdução EAD

34

Estado, Governo e Mercado

34

O Público e o Privado na Gestão Pública

34

Desenvolvimento e Mudanças no Estado brasileiro

34

Políticas Públicas

34

Planejamento Estratégico Governamental

34

O Estado e os Problemas Contemporâneos

34

Indicadores Socioeconômicos na Gestão Pública

34

Plano Diretor e Gestão Urbana

34

Gestão Tributária

34

Gestão de Redes Públicas e Cooperação

34

Gestão Democrática e Participativa

34

Gestão Logística

34

Elaboração e Avaliação de Projetos

34

Processos Administrativos

34

Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

68

Apresentação dos Trabalhos de conclusão de curso

17

 

Carga horária: 
550
Duração (nº de meses): 
18
Situação: 
Previsto
Ano da oferta: 
2018
Financiamento: 
UAB/CAPES
Unidade Acadêmica : 
Escola de Administração da UFBA
Coordenação: 

Prof Dr. Antônio Sergio Araújo Fernandes

 

Contatos: 
Telefone: (71) 3283-7675 E-mail: 2egpm.ufba@gmail.com