Nova edição da EaD UFBA em revista é lançada durante Congresso da UFBA

 

“A EaD confronta a passividade latente da sala de aula”, afirma especialista em Cibercultura em evento de lançamento da EaD UFBA em revista

Maria Paula Marques

Nesta quinta-feira (18), o professor André Lemos defendeu, em debate no auditório do Instituto de Matemática da UFBA, a integração entre o ensino presencial e propostas de ensino no contexto digital ou, em outros termos, Ensino Híbrido, ou “blended learning”. A mesa temática intitulada “Tecnologias educacionais: um olhar para o futuro” fez parte da programação do congresso anual da UFBA e celebrou, ainda, o lançamento da segunda edição da EaD UFBA em revista, uma publicação produzida pela Superintendência de Educação a Distância (SEAD). A atividade reuniu pesquisadores, professores, estudantes e servidores.

 

Nova sala de aula

Professor titular da Faculdade de Comunicação (Facom) da Universidade e nome de referência em Cibercultura e Tecnologia no Brasil, André Lemos pôde relatar as suas experiências acertadas em sala de aula presencial, como a classe invertida, uma metodologia de ensino surgida para a EaD, que propõe aulas menos expositivas, mais produtivas e participativas, desafiando estudantes e professores a reorganizar o espaço da sala de aula e refletir sobre os papéis de cada um. O resultado são discentes mais autônomos e maior êxito no processo de aprendizagem.

Na era da Cibercultura e abundância de informação, Lemos afirma que o método educacional é intrinsecamente tecnológico e delata o fracasso do modelo tradicional de ensino. No entanto, deixa claro: “Não é uma fórmula”. Tanto é que o especialista desvela a falta de engajamento de poucos alunos, mesmo quando lhes são delegados certos tipos de liberdade e poder. O mesmo problema também pode ser revisitado na modalidade EaD.

 

Mais EaD no ambiente acadêmico

No segundo momento do evento foi lançada a EaD UFBA em revista de número dois, com a presença de seus editores e dos autores dos artigos, relatos e resenhas publicados. Na ocasião, a publicação institucional foi distribuída em seu formato impresso, mas também está disponível no formato digital em seu site oficial. Além das produções acadêmicas, a revista conta também com entrevista e reportagem inéditas sobre o tema.

A nova edição da revista circunscreve, mais uma vez, a pauta dos dilemas da Educação a Distância na esfera acadêmica, promovendo o diálogo sobre a modalidade e o enfrentamento destas questões.

 

Foto: José Balbino de Santana