A UFBA lançou no dia 09 de abril, no Auditório do PAF I, um documento de referência sobre a utilização de inteligência artificial | IA na universidade. O evento de divulgação do Guia para Uso Ético e Responsável da Inteligência Artificial (IA) Generativa na UFBA contou com uma palestra de Virgílio Almeida (UFMG), um dos criadores do manual análogo da instituição mineira, sobre governança de IA.
Também presente na sessão, o Grupo de Trabalho que elaborou o guia, integrado por Adriano Peixoto (SUPAD), Bárbara Coelho (Ciência da Informação), Márcia Rangel (SEAD), Marco Aurélio de Castro Jr. (Direito), Paola Leblanc (IHAC), Tatiane Rios (Ciência da Computação) e Vaninha Vieira (STI).
O livreto apresenta princípios, diretrizes e recomendações sobre o uso da educação superior. Nas 30 páginas também há a sumarização de conceitos como aprendizagem de máquina e redes neurais e o tipos de ferramentas disponíveis, diferenciando-se as classes de IA (discriminatória ou generativa). A publicação ainda destaca o Plano Brasileiro de Inteligência Artificial 3 (PBIA), como é conhecida a regulamentação nacional da tecnologia.
Segundo Vaninha Vieira, Superintendente de Tecnologia da Informação | STI/UFBA, o Guia traz um convite para desenvolver a questão. “Temos que lidar com esse tsunami, principalmente a Universidade. É um processo que não tem retorno”, afirmou a superintendente. Para o palestrante Virgílio Almeida, é necessário considerar o IA em todas as atividades universitárias, como pesquisa e extensão, mas também incluindo a gestão, "Qual deve ser a estrutura de uma Governança? É ela quem dará régua e compasso ao IA", propõe o professor.
Para conhecer o Guia para Uso Ético e Responsável da Inteligência Artificial Generativa na Universidade Federal da Bahia, acesse https://www.ufba.br/cgd .
Fonte::www.ufba.br

Categoria:
SEAD Divulga