SEAD participa do II SITED na UFRB

A Superintendência de Educação a Distância da UFBA (SEAD) participou, nesta segunda-feira, dia 19 de setembro, da Mesa Redonda “Desafios da institucionalização da EaD”, no II Simpósio Internacional de Tecnologias e Educação – SITED. O evento ocorreu na UFRB, campus Cruz das Almas, e foi representado pela superintendente Márcia Rangel, que fez uma apresentação sobre “O Círculo virtuoso da Institucionalização, no primeiro dia da etapa presencial do evento, que ocorreu de 19 a 20 de setembro.

A apresentação da Superintendente teve como foco os desafios da Institucionalização da EaD, através de sete Círculos Virtuosos, como a Colaboração, Regulação, Governança, Financiamento, Capacitação, Inovação e Mobilidade, tendo como experiência a Sead-UFBA. Defendeu uma visão processual para a institucionalização que envolve valores como a necessidade de equilíbrio, determinação e flexibilidade. Aposta em múltiplas linhas de ações inovadoras, inserindo a tecnologia e respeitando a autonomia universitária. Acrescentou ainda que a cooperação entre as universidades públicas é um importante caminho para a institucionalização da EaD.

O II SITED discute os avanços científicos sobre pesquisas em tecnologias educacionais de interesse de pesquisa e intercâmbio nacional e internacional de profissionais da educação do Recôncavo da Bahia. A Etapa Virtual ocorre entre os dias 18 a 20 de setembro de 2019, com diversas conferências e discussões em fóruns no Ambiente Acadêmico UFRB.