Alfabetização e Letramento

Descrição do Curso: 

 

O curso de especialização em Alfabetização e letramento, oferecido pela Universidade Federal da Bahia, na modalidade EaD, visa a contribuir com a formação continuada de professores da Rede Pública de Ensino, na perspectiva de ampliação de processos docentes autorais, criativos, conscientes e de fundamentada consistência teórica voltada à alfabetização e ao letramento.

 

Nível: 
Especialização
Sobre o Curso: 

O curso de especialização em Alfabetização e Letramento, oferecido pela Universidade Federal da Bahia, na modalidade EaD, visa a contribuir com a formação continuada de professores da Rede Pública de Ensino, na perspectiva de ampliação de processos docentes autorais e criativos. Trata-se de um curso que oferece fundamentada consistência teórica voltada à alfabetização e ao letramento. Considera-se que saberes históricos, políticos e culturais, especialmente aqueles relacionados à tarefa de alfabetizar e letrar os alunos dos segmentos e anos em que atuam, são fundamentais para a práxis pedagógica docente, particularmente, nos Anos Iniciais da Educação Básica. Para tanto, entre outros conhecimentos, incluem-se nesse processo de formação: fundamentos e concepções que orientam práticas de alfabetização e de letramento na educação básica; literatura infantil e particularidades da leitura literária; gêneros textuais, inclusive audiovisuais e digitais, compostos de diferentes sistemas semióticos e multimodais; práticas de planejamento e avaliação, bem como de educação inclusiva no processo de alfabetização e letramento de crianças, jovens e adultos.

 

O curso será oferecido, preferencialmente, a docentes das áreas de Pedagogia e de Letras, estendendo-se a coordenadores de escolas da rede pública municipal e/ou estadual de ensino e a outros docentes interessados nos campos da alfabetização e do letramento. É necessário, ainda, que os profissionais tenham licenciatura e que estejam em efetivo exercício.

 

Os especialistas em Alfabetização e Letramento atuam na educação básica, bem como nas áreas preocupadas com questões de alfabetização que ocorrem tanto em instituições de educação formal quanto em instituições de educação não formal.

 

Público alvo: O curso será oferecido, preferencialmente, a docentes das áreas de Pedagogia e de Letras, estendendo-se a coordenadores de escolas da rede pública municipal e/ou estadual de ensino e a outros docentes interessados nos campos da alfabetização e do letramento. É necessário, ainda, que os profissionais tenham licenciatura e que estejam em efetivo exercício.

 

Histórico do Curso: 

Matriz Curricular: 

Componentes Curriculares

CH

Fundamentos da alfabetização: história, concepções e políticas 

51

Alfabetização e letramento

51

Alfabetização e letramento de jovens e adultos

51

Alfabetização, letramento e tecnologias digitais

51

Educação inclusiva, alfabetização e letramento

51

Metodologia do trabalho científico: elaboração de projeto

51

Leitura e produção de textos orais e escritos na alfabetização

51

Literatura infantil e alfabetização

51

Planejamento e avaliação na alfabetização

51

Trabalho de conclusão de curso

51

 

Carga horária: 
510
Duração (nº de meses): 
18
Situação: 
Em andamento
Ano da oferta: 
2018
Financiamento: 
UAB/CAPES
Unidade Acadêmica : 
FACED/UFBA
Coordenação: 

Fátima Aparecida de Souza

 

E-mail/Telefone: 

Telefone: (71) 99660-4594
E-mail: fatima.souza@ufba.br