Galeria de Vídeos

Sem aulas por causa da pandemia, estudantes reproduzem campi da UFBA em jogo online

Depois de pronto, outros jogadores poderão visitar o local virtualmente, com seus personagens no game.

As aulas nas universidades públicas foram suspensas em todo estado devido à pandemia do coronavírus. Com isso, alguns estudantes ficaram com mais tempo livre para se dedicar a projetos inusitados. Foi o caso dos estudantes Bernardo Berlim e Matheus Miguel, que estão recriando todos os campi da Universidade Federal da Bahia (Ufba) no jogo online Minecraft.
 
Confira os detalhes da reportagem no site do G1 Bahia, clicando aqui!
 

Questionário sobre ações remotas - Estudantes

O questionário sobre as condições de acesso à rede e às tecnologias remotas dos estudantes da UFBA está aberto para participação até a próxima segunda-feira, 06 de julho. A pesquisa busca levantar informações sobre as condições de acesso à internet e equipamentos, além das condições biopsicossociais no momento atual. O resultado da pesquisa será fundamental para subsidiar a Administração Central na elaboração de uma proposta para as atividades da UFBA em cenários diversos da pandemia, contemplando, inclusive, a oferta de condições de acesso a tecnologias digitais. Por isso, estudante, consulte seu e-mail e responda o questionário. A sua participação é fundamental!

 

Questionário sobre ações remotas - Técnicos

O questionário sobre atividades remotas dos servidores técnico-administrativos da UFBA está aberto para participação até a próxima segunda-feira, 06 de julho. A pesquisa busca levantar informações sobre as condições de vida e de trabalho durante a pandemia. O resultado irá subsidiar a Administração Central na elaboração de uma proposta para as atividades da UFBA em cenários diversos da pandemia, respeitando-se as condições reais vivenciadas pelos servidores. Por isso, servidor técnico-administrativo, consulte seu e-mail e responda o questionário. A sua participação é fundamental!
 

Questionário sobre ações remotas - Docentes

O questionário sobre atividades remotas dos docentes da UFBA está aberto para participação até a próxima segunda-feira, 06 de julho. A pesquisa busca levantar informações sobre as condições de vida e de trabalho durante a pandemia. O resultado irá subsidiar a Administração Central na elaboração de uma proposta para as atividades da UFBA em cenários diversos da pandemia, respeitando-se as  condições reais vivenciadas pelos servidores. Por isso, docente, consulte seu e-mail e responda o questionário. A sua participação é fundamental!

 

Especialização em Alfabetização e Letramento

O curso de Especialização em Alfabetização e Letramento está chegando ao fim e, nesta reta final, a equipe pedagógica do curso criou um vídeo com alguns registros dos encontros nos 5 polos UAB espalhados pelo interior do Estado. Confira!

 

Processo Seletivo SISU UFBA 2020 - Versão LIBRAS

Processo Seletivo SISU UFBA 2020 - Versão LIBRAS

Conferência Internacional das Humanidades: João Carlos Salles

“A defesa da Universidade é uma defesa da sociedade livre e democrática”. É que o afirma o presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), João Carlos Salles, também reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Em entrevista à TV UFMG, ele enfatiza que a Universidade não vive sozinha: “é um projeto global, cosmopolita”. O dirigente participou da mesa-redonda "Universidade, Humanidades e Direitos Humanos", dentro da programação da 2ª Conferência Internacional das Humanidades.
 
Equipe: 
Luciana Julião (produção e reportagem); 
Lucas Tunes (imagens); 
Marcelo Duarte (edição de imagens); 
Alessandra Ribeiro (edição de conteúdo).
 

Saúde, Universidade e Sociedade

Apresentação SEAD-UFBA

EM DEFESA DA UNIVERSIDADE PÚBLICA

TV UFBA - Paulo Miguez - Congresso UFBA 2017

Ensino da Filosofia no Ensino Médio

Boas Vindas do Reitor

Bacharelado em Ciências Contábeis

Processo seletivo 2016 - Bacharelado em Ciências Contábeis EaD - UFBA.

Licenciatura em Dança

Processo Seletivo Licenciatura em Dança EaD- UFBA 2016

Tecnologia em Segurança Pública EaD

Processo seletivo 2016 - Tecnologia em Segurança Pública EaD - UFBA.

Convite para debate sobre a PEC 241

Convite para debate sobre a PEC 241

 

Data: Segunda-feira 31/10/2016.

Horário: 09:00 h

Local: Reitoria da Universidade Federal da Bahia.

 

Processo Seletivo EaD 2016

Processo Seletivo Ead 2016

O orçamento das Universidades Públicas

Congresso UFBA 70 Anos

Marco Regulatório da Educação a Distância

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) realiza audiência pública interativa para debater o Marco Regulatório da Educação a Distância. Entre os convidados estão representantes da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), da Associação Brasileira das Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) e do Fórum Nacional de Entidades Estudantis.

Ensino a distância é tema de discussão na UFBA - Pierre Levy

Carregado a 30/09/2011

Com a proposta de integrar os núcleos de trabalho que utilizam a educação a distância na Universidade Federal da Bahia (UFBA), foi promovido no mês de setembro o terceiro Seminário EAD da UFBA. Pesquisadores, professores e a reitora Dora Leal trocaram experiências e projetos sobre o método, utilizado pela UFBA desde a década de 70.
O método de ensino onde as aulas são veiculadas através da televisão e da internet tem crescido no país apoiado no aumento do interesse em cursar o nível superior. O ensino a distância (EAD) é mais do que um espaço de experimentação constante, como afirmou o filósofo Pierre Levy. É um meio de democratização da educação, ao levar conhecimento a áreas distantes e pessoas com pouco tempo ou recursos.

 

Marco Aurélio Florêncio Filho. O Professor no Ensino a Distância: legislação aplicável e sua interpretação. Apresentação em debate realizado no SINPRO-SP, em 13 de agosto de 2009. 50:21 min.

O especialista Marco Aurélio Florêncio Filho discute o trabalho do professor na EAD, em debate realizado no SINPRO-SP, sobre EaD e direito autoral, em 13 de agosto de 2009.

Os textos legais mencionados na apresentação podem ser consultados na seção Legislação deste site onde atualizações recentes da legislação também estão disponíveis. Os Referenciais de Qualidade para Educação Superior a Distância mencionados podem ser obtidos diretamente através deste link ou na seção Documentos deste site.

Veja como o mercado recebe quem se forma por cursos a distância, 2011

Enviado em 05/11/2011

A segunda reportagem sobre o ensino a distância mostra como o mercado de trabalho recebe os profissionais que se formam com este método. Muitos conseguem bons empregos e até melhoram de posição profissional pela qualificação a distância. Além das possibilidades de estudar sem sair de casa, é possível ter acesso a universidades reconhecidas mundialmente, como Harvard. Nesta ocasiões, o estudo a distância acaba valendo mais do que uma faculdade presencial ruim.

  • Categoria: Educação

  • Licença: Licença padrão do YouTube

_______________________________________________________________

O Sucesso da Educação a Distância no Brasil - Reportagem do Bom Dia Brasil, 2011

Reportagem do Bom Dia Brasil de Fevereiro de 2011, mostrando o excelente crescimento da Educação a Distância no Brasil.

  • Categoria: Educação

  • Licença: Licença padrão do YouTube

_______________________________________________________________

"O papel da Educação a Distância na democratização do Ensino Superior" - Carlos Bielschowsky

Enviado em 26/08/2011

Após a cerimônia de inauguração da Ala Nova do CCET/IBIO da UNIRIO, o presidente da Fundação CECIERJ, Carlos Bielschowsky, apresentou uma palestra aberta ao público com o tema "O papel da Educação a distância na democratização do Ensino Superior".

Doutor em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), Carlos Bielschowsky é professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e presidente da Fundação Cecierj. Na área de educação, já participou de diversos projetos da UFRJ e do Ministério da Educação (MEC), tendo coordenado a elaboração e a implementação do consorcio CEDERJ, que reúne as seis Universidades públicas do Estado do Rio de Janeiro, entre elas a UNIRIO, em parceria com o governo estadual, para oferta de cursos de graduação a distância. Bielschowsky também foi Secretário de Educação a Distância do MEC no período de 2007 a 2011.

Fonte: UNIRIO.br (http://bit.ly/pjkBIJ)

  • Categoria

  • Licença

    • Licença padrão do YouTube

_______________________________________________________________

Parte 2 - Entrevista Athail Pulino - Tutoria e processos de aprendizagem, 2011

Enviado em 12/05/2011

Segunda parte da entrevista com Athail Pulino, professor do Departamento de Engenharia Ambiental e Civil da Universidade de Brasília (UnB), diretor do Centro de Educação a Distância da UnB (CEAD-UnB) e um dos fundadores da plataforma Aprender da UnB. Neste bate-papo com o Conexão EaD, o professor Athail Pulino esclarece as principais dúvidas de tutores em relação ao trabalho de tutoria.

Apresentação: Sílvia Urmila. Equipe de produção: Fernando de Castro, Jean Lima, Paulo Higino, Rossana Beraldo, Sayuri Hirako.
 
Categoria: Educação
Licença: Licença Padrão do YouTube

UnB

_______________________________________________________________

Parte1 - Entrevista Athail Pulino - Tutoria e processos de aprendizagem

Enviado em 12/05/2011

Primeira parte da entrevista com Athail Pulino, professor do Departamento de Engenharia Ambiental e Civil da Universidade de Brasília (UnB), diretor do Centro de Educação a Distância da UnB (CEAD-UnB) e um dos fundadores da plataforma Aprender da UnB. Neste bate-papo com o Conexão EaD, o professor Athail Pulino esclarece as principais dúvidas de tutores em relação ao trabalho de tutoria.

Apresentação: Sílvia Urmila. Equipe de produção: Fernando de Castro, Jean Lima, Paulo Higino, Rossana Beraldo, Sayuri Hirako.

  • Licença: Licença padrão do YouTube

Conexão EAD - CEAD

 

_______________________________________________________________

GloboNews Política: o fraco desempenho do ensino médio nas redes pública e privada

O ensino médio brasileiro está em crise. No principal índice de avaliação da educação básica no Brasil, o Ideb, o ensino médio não alcançou a meta estabelecida pelo MEC em 2013 e repetiu a média de 2011.

Ensino a distância é tema de discussão na UFBA - III Seminário de EAD - WEbTV UFBA - 2011 - 3:34 min.

Carregado no YouTube em 30/09/2011

Com a proposta de integrar os núcleos de trabalho que utilizam a educação a distância na Universidade Federal da Bahia (UFBA), foi promovido no mês de setembro o terceiro Seminário EAD da UFBA. Pesquisadores, professores e a reitora Dora Leal trocaram experiências e projetos sobre o método, utilizado pela UFBA desde a década de 70.

O método de ensino onde as aulas são veiculadas através da televisão e da internet tem crescido no país apoiado no aumento do interesse em cursar o nível superior. O ensino a distância (EAD) é mais do que um espaço de experimentação constante, como afirmou o filósofo Pierre Levy. É um meio de democratização da educação, ao levar conhecimento a áreas distantes e pessoas com pouco tempo ou recursos.

UFBA e UFSC diplomam primeira turma do curso de Libras - WebTV UFBA - 2011 9:23 min.

 
UFBA em Pauta, 19/01/2011 - 12h12

A Cerimônia de Colação de Grau da primeira turma do curso de graduação em Letras com Habilitação em Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS será realizada às 19 horas desta quinta-feira, dia 20 de Janeiro, no Salão Nobre da Reitoria da UFBA. A turma que agora se forma, iniciou o curso, que é oferecido na modalidade "à distância", em outubro de 2006. O curso tem como objetivo a formação de docentes para atuar no ensino da língua de sinais, a fim de fazer cumprir a Lei de Libras, promulgada em 2002 e regulamentada por decreto de 2004.

A coordenação do Curso bem como a preparação do material didático é de responsabilidade da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), proponente do projeto, através de sua Secretaria de Educação à Distância, do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), e do Centro de Educação (CED). O curso é uma parceria entre o Ministério da Educação e nove instituições de ensino, entre elas a UFBA, em forma de rede (www.libras.ufsc.br).

O pólo UFBA funciona na sala 104 do PAF1 e dispõe de um espaço de Videoconferência e um Laboratório de Informática, além de contar com o apoio de tutores graduados e fluentes em LIBRAS, intérpretes e equipe técnica. O Ambiente Virtual de Aprendizagem dos cursos foi especialmente desenhado para esta modalidade de língua gestual/visual e contem, ao mesmo tempo, hipertextos e janelas com todo o material sinalizado. Cerca de 70% das atividades são realizadas à distância, e 30% constituem-se em atividades presenciais.

Em 2008, com projeto aprovado pelo MEC para expansão das atividades, mais seis instituições e mais 60 novas vagas foram abertas em cada pólo conveniado, sendo metade destas destinadas à implantação do Bacharelado em Língua Brasileira de Sinais. Essa proposição decorre da necessidade também emergente em relação à formação de tradutores intérpretes de língua de sinais.

 

I Seminário de Educação a Distância da UFBA - WebTV UFBA - 2006 - 6:40 min.

Universia Brasil, 28/11/2006

A Comissão Institucional de Educação a Distância da UFBA realiza na quinta-feira (30), das 8h às 18h, seu I Seminário Interno. O evento faz parte de uma série de iniciativas que a Universidade vem desenvolvendo nos últimos anos com o propósito de estreitar laços com outros espaços da sociedade, especialmente aqueles que colocam a democratização da educação superior e do acesso ao conhecimento como seu maior objetivo. Dentre estas, vêm-se identificando significativas alternativas de cursos - graduação, pós-graduação lato sensu e extensão - eventos e outras atividades desenvolvidas na modalidade educação a distância (EAD).