A criação da Superintendência de Educação a Distância | SEAD ocorreu em 09/05/2013, como órgão executivo vinculado à Reitoria com competência para desenvolver, coordenar, supervisionar, assessorar e prestar suporte técnico à execução de atividades na área de Educação a Distância | EaD estabelecidas no âmbito da Universidade ou desenvolvidas em parceria com outras instituições.
A Superintendência de Educação a Distância | SEAD foi instituída com as seguintes atribuições:
- Implementar a Política de EaD da UFBA aprovada pelo CONSUNI;
- Promover o desenvolvimento de cursos e atividades de EaD na UFBA;
- Fomentar o desenvolvimento e a inserção de novas tecnologias nos cursos presenciais da UFBA, em parceria com a Superintendência de Tecnologia da Informação | STI;
- Promover a integração de mídias (TV, rádio, cinema) para o aprimoramento do material didático dos cursos da UFBA;
- Fomentar a criação de laboratórios de ensino para preparação e aprimoramento de material didático e
- Designar comitês de assessoria para o planejamento e o aprimoramento de material didático para EaD.
- No entanto, ainda existem desafios a serem superados na implantação efetiva da SEAD. O primeiro deles se refere à estruturação física e ao planejamento estratégico que, realmente, deem conta de atender, os professores, tutores, equipes de produção de mídias, suporte técnico e gestores que estarão na linha de frente dos cursos em EaD, assegurando os referenciais de qualidade da Educação a Distância.
Estrutura e Atuação com foco nos Estudantes:
Missão:
Institucionalizar o desenvolvimento da educação superior em EaD com excelência e compromisso social, por meio da inserção das tecnologias nos processos de ensino-aprendizagem, propiciando ações de ensino híbrido com diferentes níveis de presencialidades.
Valores:
- Responsabilidade social;
- Inovação;
- Flexibilização;
- Inclusão;
- Interdisciplinaridade;
- Transparência e
- Acessibilidade.