Apresentação

A criação da Superintendência de Educação à Distância (SEAD) ocorreu em 09/05/2013, como órgão executivo vinculado à Reitoria com competência para desenvolver, coordenar, supervisionar, assessorar e prestar suporte técnico à execução de atividades na área de Educação a Distância (EAD) estabelecidas no âmbito da universidade ou desenvolvidas em parcerias com outras instituições.

A Superintendência de Educação a Distância – SEAD foi instituída com as seguintes atribuições:

  1. - Implementar a Política de EAD da UFBA aprovada pelo CONSUNI;
  2.  
  3. - Promover o desenvolvimento de cursos e atividades de EAD na UFBA;
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  5. - Fomentar o desenvolvimento e a inserção de novas tecnologias nos cursos presenciais da UFBA, em parceria com a Superintendência de Tecnologia da Informação – STI;
  6.  
  7. - Promover a integração de mídias (TV, rádio, cinema) para o aprimoramento do material didático dos cursos da UFBA;
  8.  
  9. - Fomentar a criação de laboratórios de ensino para preparação e aprimoramento de material didático;
  10.  
  11. - Designar comitês de assessoria para o planejamento e o aprimoramento de material didático para EAD.

Contudo, ainda existem desafios a serem superados na implantação efetiva da SEAD. O primeiro deles se refere à estruturação física e planejamento estratégico que, realmente, deem conta de atender, os professores, tutores, equipes de produção de mídias, suporte técnico e gestores, que estarão na linha de frente dos cursos em EAD, assegurando os referenciais de qualidade da Educação a Distância. 

Missão:

Institucionalizar o desenvolvimento da educação superior com excelência e compromisso social, por meio da inserção das tecnologias nos processos de ensino-aprendizagem, propiciando ações de ensino híbrido com diferentes níveis de presencialidades.

Valores:

- Responsabilidade social Inovação;

- Flexibilização;

- Inclusão;

- Interdisciplinaridade;

- Transparência.