Gestão Escolar (1ª OFERTA)
Gestores líderes capazes de atuar na reestruturação curricular da escola a partir do seu território de identidade, utilizando os indicadores educacionais para monitorar e avaliar o desempenho da escola, tomando decisões baseadas em dados que contribuam para a melhoria contínua. O perfil também exige competências para promover a gestão democrática, envolvendo a comunidade escolar no planejamento e na execução das ações educativas, conforme prevista em lei; otimizar o uso dos recursos financeiros, de forma transparente e eficiente, direcionando-os para iniciativas que impactem positivamente a qualidade do ensino.
Escolas das redes públicas de ensino e setores correlatos.
Curso a distância com carga horária presencial e on-line. A metodologia será dialogada e colaborativa, articulando estudos teóricos e atividades práticas, simulações e resolução de problemas. Os cursistas contarão com o espaço do Polo de Apoio Presencial para desenvolver seus estudos, biblioteca, laboratório de informática e avaliações presenciais de cada componente curricular. Teremos aulas síncronas fundamentadas no conceito de metapresencialidade, que transcende a simples distinção entre ensino presencial e virtual, focando na criação de uma experiência de aprendizagem integrada, flexível e significativa. A metapresencialidade propõe um ambiente educacional que combina as melhores características do presencial e do virtual, utilizando ferramentas tecnológicas para promover interações ricas e colaborativas, mesmo à distância. O curso contará com uma equipe multidisciplinar. Além dos professores-formadores de cada componente, os alunos serão assistidos, no AVA, por professores-tutores que farão o acompanhamento dos estudos e a orientação das atividades.
No quadro mais amplo da educação brasileira, uma das questões complexas, contraditórias e prioritárias é a Gestão Escolar, dada a escassez de políticas públicas específicas, e a marginalidade com que ela foi tratada durante muitos anos na história educacional brasileira. Sendo assim, o curso tem como objetivo formar gestores de escolas, para o exercício de suas funções no atual contexto da educação, propiciando-lhes conhecimentos teórico/práticos, para implementação de uma gestão embasada nas concepções sociocrítica, participativa e democrática.
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COMPONENTE CURRICULAR |
C.H. |
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Introdução à EAD |
30 |
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Política e Sociedade |
30 |
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Políticas Públicas |
30 |
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Gestão Pública |
30 |
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Gestão de Pessoas na Escola |
30 |
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Educação Pública no Brasil: Legislação e Sistemas de Avaliação |
30 |
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Metodologia da Pesquisa |
30 |
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Trabalho de Conclusão de Curso – TCC 1 |
30 |
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Projeto Pedagógico na Gestão Escolar |
30 |
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Planejamento financeiro e patrimonial em Organizações de Ensino |
45 |
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Elaboração e Avaliação de Projetos na Escola |
45 |
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Processos Administrativos e Prestação de Contas na Educação |
30 |
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Trabalho de Conclusão de Curso – TCC 2 |
30 |
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TOTAL |
420 |
