Gestão Escolar (1ª OFERTA)

Nível: 
Especialização
Sobre o Curso: 

Gestores líderes capazes de atuar na reestruturação curricular da escola a partir do seu território de identidade, utilizando os indicadores educacionais para monitorar e avaliar o desempenho da escola, tomando decisões baseadas em dados que contribuam para a melhoria contínua. O perfil também exige competências para promover a gestão democrática, envolvendo a comunidade escolar no planejamento e na execução das ações educativas, conforme prevista em lei; otimizar o uso dos recursos financeiros, de forma transparente e eficiente, direcionando-os para iniciativas que impactem positivamente a qualidade do ensino.

 

 

Escolas das redes públicas de ensino e setores correlatos.

 

Curso a distância com carga horária presencial e on-line. A metodologia será dialogada e colaborativa, articulando estudos teóricos e atividades práticas, simulações e resolução de problemas. Os cursistas contarão com o espaço do Polo de Apoio Presencial para desenvolver seus estudos, biblioteca, laboratório de informática e avaliações presenciais de cada componente curricular. Teremos aulas síncronas fundamentadas no conceito de metapresencialidade, que transcende a simples distinção entre ensino presencial e virtual, focando na criação de uma experiência de aprendizagem integrada, flexível e significativa. A metapresencialidade propõe um ambiente educacional que combina as melhores características do presencial e do virtual, utilizando ferramentas tecnológicas para promover interações ricas e colaborativas, mesmo à distância. O curso contará com uma equipe multidisciplinar. Além dos professores-formadores de cada componente, os alunos serão assistidos, no AVA, por professores-tutores que farão o acompanhamento dos estudos e a orientação das atividades.

 

Histórico do Curso: 

No quadro mais amplo da educação brasileira, uma das questões complexas, contraditórias e prioritárias é a Gestão Escolar, dada a escassez de políticas públicas específicas, e a marginalidade com que ela foi tratada durante muitos anos na história educacional brasileira. Sendo assim, o curso tem como objetivo formar gestores de escolas, para o exercício de suas funções no atual contexto da educação, propiciando-lhes conhecimentos teórico/práticos, para implementação de uma gestão embasada nas concepções sociocrítica, participativa e democrática. 

 

Matriz Curricular: 

COMPONENTE CURRICULAR

C.H.

Introdução à EAD

30

Política e Sociedade

30

Políticas Públicas

30

Gestão Pública

30

Gestão de Pessoas na Escola

30

Educação Pública no Brasil: Legislação e Sistemas de Avaliação

30

Metodologia da Pesquisa

30

Trabalho de Conclusão de Curso – TCC 1

30

Projeto Pedagógico na Gestão Escolar

30

Planejamento financeiro e patrimonial em Organizações de Ensino

45

Elaboração e Avaliação de Projetos na Escola

45

Processos Administrativos e Prestação de Contas na Educação

30

Trabalho de Conclusão de Curso – TCC 2

30

TOTAL

420

 

Situação: 
Em andamento
Ano da oferta: 
2025
Financiamento: 
UAB/CAPES
Coordenação: 

 

Lanara Guimarães de Souza

Coordenadora

Telefone: (71) 3283-7229

Email: egepnap@gmail.com

 

E-mail/Telefone: 

Telefone: (71) 3283-7229

Email: egepnap@gmail.com