Alfabetização e Letramento (3ª OFERTA)
O curso de especialização em Alfabetização e letramento, oferecido pela Universidade Federal da Bahia, na modalidade EaD, visa a contribuir com a formação continuada de professores da Rede Pública de Ensino, na perspectiva de ampliação de processos docentes autorais, criativos, conscientes e de fundamentada consistência teórica voltada à alfabetização e ao letramento.
O curso de especialização em Alfabetização e Letramento, oferecido pela Universidade Federal da Bahia, na modalidade EaD, visa a contribuir com a formação continuada de professores da Rede Pública de Ensino, na perspectiva de ampliação de processos docentes autorais e criativos. Trata-se de um curso que oferece fundamentada consistência teórica voltada à alfabetização e ao letramento. Considera-se que saberes históricos, políticos e culturais, especialmente aqueles relacionados à tarefa de alfabetizar e letrar os alunos dos segmentos e anos em que atuam, são fundamentais para a práxis pedagógica docente, particularmente, nos Anos Iniciais da Educação Básica. Para tanto, entre outros conhecimentos, incluem-se nesse processo de formação: fundamentos e concepções que orientam práticas de alfabetização e de letramento na educação básica; literatura infantil e particularidades da leitura literária; gêneros textuais, inclusive audiovisuais e digitais, compostos de diferentes sistemas semióticos e multimodais; práticas de planejamento e avaliação, bem como de educação inclusiva no processo de alfabetização e letramento de crianças, jovens e adultos.
O curso é oferecido, preferencialmente, a docentes das áreas de Pedagogia e de Letras, estendendo-se a coordenadores de escolas da rede pública municipal e/ou estadual de ensino e a outros docentes interessados nos campos da alfabetização e do letramento. É necessário, ainda, que os profissionais tenham licenciatura e que estejam em efetivo exercício.
Os especialistas em Alfabetização e Letramento atuam na educação básica, bem como nas áreas preocupadas com questões de alfabetização que ocorrem tanto em instituições de educação formal quanto em instituições de educação não formal.
Público alvo: O curso será oferecido, preferencialmente, a docentes das áreas de Pedagogia e de Letras, estendendo-se a coordenadores de escolas da rede pública municipal e/ou estadual de ensino e a outros docentes interessados nos campos da alfabetização e do letramento. É necessário, ainda, que os profissionais tenham licenciatura e que estejam em efetivo exercício.
Noemi Pereira de Santana