Os debates realizados no Congresso contribuem para o estabelecimento de políticas mais bem definidas para as diversas dimensões da UFBA, enquanto instituição pública, gratuita, de qualidade e marcada por forte compromisso social.
Neste ano, de 25 a 28 de novembro, a Universidade será o palco de reflexões, debates, comunicações e apresentações artísticas, que contemplam a tríade de ensino, pesquisa e extensão e reafirmam o papel da instituição na produção e disseminação da ciência, no fortalecimento da cultura e na defesa da democracia.
Em seu 78º aniversário, a UFBA celebra, ainda, o trabalho coletivo e a luta da comunidade acadêmica que resultaram nas cinco estrelas que representam a nota máxima no recredenciamento institucional e no Índice Geral de Cursos (IGC), publicados respectivamente em agosto de 2023 e abril de 2024, ambos pelo Ministério da Educação.
Mesa Conectando Saberes: Referenciais e Estratégias para a gestão da Educação a Distância na UFBA
Data: 28 de novembro de 2024, às 09h30
Local: Sala de Aula da SEAD/UFBA | Av. Milton Santos, s/n - Casa 3, Campus de Ondina, Salvador- BA
|
Integrando a programação do Congresso UFBA 2024, a Superintendência de Educação a Distância | SEAD realiza a mesa Conectando Saberes: Referenciais e Estratégias para a gestão da Educação a Distância na UFBA. |
Mesa Educação Digital e Cibercultura: Diagnóstico e Reflexões sobre as Competências Docentes
Data: 28 de novembro de 2024, às 15 horas
Local: Sala de Aula da SEAD/UFBA | Av. Milton Santos, s/n - Casa 3, Campus de Ondina, Salvador- BA
|
Integrando a programação do Congresso UFBA 2024, Educação a Distância, Cibercultura e Internacionalização da UFBA serão destaque no próximo dia 28, às 15 horas, quando pesquisadores, gestores educacionais e demais interessados por Educação Digital e Cibercultura devem se encontrar na UFBA, Campus de Ondina, para assistir à mesa Educação Digital e Cibercultura: Diagnóstico e Reflexões sobre as Competências Docentes. A atividade traz Antônio Moreira, da Universidade Aberta de Portugal, e Ilka Serra**, da Universidade Estadual do Maranhão, para conversar sobre os impactos da educação digital e da cibercultura no processo ensino-aprendizagem contemporâneo. Vale destacar também que durante o encontro serão apresentados os resultados da Pesquisa DigCompEdu Reloaded, recentemente disponibilizada para o corpo docente da UFBA. A pesquisa só foi possível graças ao pronto atendimento à solicitação da UFBA em participar da validação do instrumento para o ensino superior no Brasil. Processo que contou com o apoio fundamental do Prof. Antônio Moreira e Prof.ª Ilka Serra, coordenadores do eixo 2 no NAPI (Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação) do Estado do Paraná, que desenvolveram um novo framework de pesquisa baseado no DigCompEdu adaptado às necessidades da educação superior e às políticas de educação digital nacionais e internacionais. Para Márcia Rangel, Superintendente de Educação a Distância da UFBA, idealizadora e mediadora da sessão "O debate sobre os resultados do DigCompEdu na UFBA é crucial para avaliar competências digitais dos nossos professores, planejar capacitações, fortalecer a EaD e ajustar políticas institucionais. Esses resultados também fundamentam o Programa de Educação Digital e posicionam a UFBA como referência em inovação educacional." A sessão também vai contar com as reflexões de Andrea Leitão (SEAD/UFBA), Izabel Cristina Silva Xavier (SUPAD/UFBA) e Wlamyra Albuquerque, Superintendente de Assuntos Internacionais/UFBA, que aproveitará a oportunidade do Congresso para explorar possibilidades de levar os cursos da UFBA a países de língua portuguesa e renovar o Acordo de Cooperação Técnica com a Universidade Aberta de Portugal. Esse acordo contará com o apoio do Prof. Antônio Moreira para potenciais orientações de mestrado e doutorado sobre os temas discutidos na mesa, reforçando o papel da UFBA em iniciativas acadêmicas de alcance internacional. |