Gestão Social e Políticas Públicas do Patrimônio Cultural
Fruto do acumulado de parcerias entre a Universidade Federal da Bahia e órgãos públicos do campo da Salvaguarda, à exemplo do IPHAN e do IPAC, bem como comunidades detentoras, à exemplo dos Terreiros tombados da Bahia, essa curadoria de saberes entre os campos da Gestão Social e do Patrimônio Cultural buscará através de práticas pedagógicas ampliar a construção de entendimentos comuns entre atores governamentais e da sociedade civil com o fito de facilitar a gestão social de consensos na construção de agendas de políticas públicas de salvaguarda do patrimônio.
Buscarmos com esse curso, fortalecer as redes de cooperação e solidariedade entre a UFBA, órgãos de salvaguarda e atores da sociedade civil que atuam no campo da Cultura e do no Patrimônio na Bahia, um movimento de interações institucionais capazes de no tempo fundar acordos e responsabilidades, papéis e compromissos institucionais para a implementação de um conjunto de ações estratégicas para a continuidade e manutenção da existência dos bens culturais, objetos de reconhecimento patrimonial.
O curso não se destina apenas aos atores que compõem essa parceria institucional, mas, sobretudo, todos os atores que participam das redes que envolvem o campo do patrimônio cultural, donde o fortalecimento da noção ampla e integral de patrimônio é um ideário a ser batalhado cotidianamente em prol de uma nação que salvaguarda seus bens culturais de distintas matrizes.
Atuação nos sistemas de cultura, seja na condição de funcionário público, seja ligado a organizações da sociedade civil que desempenham ação civil e política no referido campo, a exemplo de detentores do patrimônio cultural, participantes de conselhos ou trabalhadores da cultura de modo amplo.
O curso tem por objetivo formar gestores sociais aptos a refletir sobre a gestão social das políticas de patrimônio cultural brasileiro a partir dos territórios abarcados e seus bens materiais, imateriais e paisagísticos patrimonializáveis, dos atores detentores e agentes públicos envolvidos, dos recortes de gênero, relações étnico-raciais e demais aspectos de promoção, proteção e preservação da diversidade cultural. Ademais, devem estar aptos para compreenderem as dinâmicas da produção e reprodução do patrimônio cultural, da interdisciplinaridade desse campo, bem como da transversalidade dos sentidos e saberes que compõem para os diversos grupos e segmentos sociais - em suas relações com o estado brasileiro e suas diversas instâncias de gestão, quais sejam município, estado e esfera federal.
Gestão Social:desenvolvimento e Territorialidades |
15 |
Políticas Públicas: Teorias e Conceitos |
15 |
Gestão Social do Patrimônio |
15 |
Cultural Marcos Regulatórios do Patrimônio Cultural |
15 |
Cultural Marcos Regulatórios do Patrimônio Cultural |
15 |
A Gestão da Cultura e das Políticas de Patrimônio no Brasil |
15 |
Instrumentos de Identificação, Reconhecimento, Difusão e Conservação do Patrimônio Material e Imaterial |
30 |
Abordagem dos Direitos Humanos no campo do patrimônio cultural: gênero, raça e a diversidade cultural |
15 |
Patrimônio Afro-brasileiro – lugares de memória do povo negro no Brasil |
15 |
Fomento e financiamento do patrimônio cultural |
15 |
Projeto de preservação e salvaguarda do Patrimônio Cultural |
15 |
Participação social e governança – os sistemas nacionais de cultura e do patrimônio cultural |
15 |
Gestão do Conhecimento, Tecnologias da Informação e Patrimônio |
15 |
Pesquisa orientada |
30 |
TCC |
135 |
Prof. Dr. André Luis Nascimento dos Santos