Gestão Escolar
No quadro mais amplo da educação brasileira, uma das questões complexas, contraditórias e prioritárias é a Gestão Escolar, dada a ausência de políticas públicas específicas, e a marginalidade com que ela foi tratada durante muitos anos na história educacional brasileira.
Para entender a Gestão Escolar é preciso partir dos seus sujeitos centrais, os trabalhadores da educação e suas culturas e modos próprios de vida. De acordo com o documento Diagnóstico da Educação na Bahia da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, além do descompasso entre a gestão orçamentária e a gestão administrativa, vê-se que do total de escolas, apenas 53,51% tem Conselho Escolar, somente 11,08 % destas escolas tem diretores com algum tipo de formação em gestão, e em 72,60% delas o Projeto Político Pedagógico está defasado ou inexistente.
Na perspectiva de reverter esse contexto, a Universidade deve participar do processo de formação desses gestores, tornando-os mais capazes de compreender o ethos dessa escola e de atuar nos âmbitos: administrativos, técnicos e pedagógicos, refletindo sobre suas políticas públicas, e promovendo o planejamento estratégico e participativo.
O curso será ofertado na modalidade Educação a Distância | EaD onde sua capilaridade e abrangência pode alcançar mais de 90 gestores escolares. Contribuirá com a meta estabelecida no PDI da UFBA de ampliar em 100% a oferta de cursos de Graduação, Extensão e Pós-Graduação a distância.
Estudantes egressos(as) dos cursos de graduação EaD UFBA.
Educação e Gestão