UFBA e UFSC diplomam primeira turma do curso de Libras - WebTV UFBA - 2011 9:23 min.

 
UFBA em Pauta, 19/01/2011 - 12h12

A Cerimônia de Colação de Grau da primeira turma do curso de graduação em Letras com Habilitação em Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS será realizada às 19 horas desta quinta-feira, dia 20 de Janeiro, no Salão Nobre da Reitoria da UFBA. A turma que agora se forma, iniciou o curso, que é oferecido na modalidade "à distância", em outubro de 2006. O curso tem como objetivo a formação de docentes para atuar no ensino da língua de sinais, a fim de fazer cumprir a Lei de Libras, promulgada em 2002 e regulamentada por decreto de 2004.

A coordenação do Curso bem como a preparação do material didático é de responsabilidade da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), proponente do projeto, através de sua Secretaria de Educação à Distância, do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), e do Centro de Educação (CED). O curso é uma parceria entre o Ministério da Educação e nove instituições de ensino, entre elas a UFBA, em forma de rede (www.libras.ufsc.br).

O pólo UFBA funciona na sala 104 do PAF1 e dispõe de um espaço de Videoconferência e um Laboratório de Informática, além de contar com o apoio de tutores graduados e fluentes em LIBRAS, intérpretes e equipe técnica. O Ambiente Virtual de Aprendizagem dos cursos foi especialmente desenhado para esta modalidade de língua gestual/visual e contem, ao mesmo tempo, hipertextos e janelas com todo o material sinalizado. Cerca de 70% das atividades são realizadas à distância, e 30% constituem-se em atividades presenciais.

Em 2008, com projeto aprovado pelo MEC para expansão das atividades, mais seis instituições e mais 60 novas vagas foram abertas em cada pólo conveniado, sendo metade destas destinadas à implantação do Bacharelado em Língua Brasileira de Sinais. Essa proposição decorre da necessidade também emergente em relação à formação de tradutores intérpretes de língua de sinais.