Universidade divulga lista com 988 aprovados nos cursos de graduação EaD

A UFBA, em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), divulga o resultado e as datas das matrículas de 988 aprovados nos cursos de licenciatura em dança, licenciatura em matemática, tecnologia em segurança pública, licenciatura em pedagogia, todas na modalidade de educação a distância. As matrículas serão realizadas de 22 a 27 de novembro, na sede da SEAD, campus de Ondina, em Salvador.

A UFBA possui atualmente 1.952 estudantes de especialização e 775 de graduação, num total de 2727 alunos na modalidade EaD. As novas turmas do segundo semestre de 2017 representam um aumento de 127% por cento no número de vagas para graduações na modalidade a distância na Universidade. “Esse acréscimo é um importante indicador da expansão dessa modalidade de ensino, que permite acesso à educação superior a pessoas que não teriam condições de cursar o ensino superior na modalidade presencial”, avalia a superintendente de Educação a Distância, Márcia Rangel.

A superintendente reflete que o projeto de educação a distância na UFBA tem o objetivo de “oferecer educação superior pública e gratuita de qualidade, com o padrão UFBA, para pessoas que – sejam por barreiras espaciais ou temporais – não teriam condições de acesso à educação superior na modalidade presencial, contribuindo para a democratização do ensino superior”.

O pró-reitor de graduação Penildon Silva Filho também enxerga a educação a distância na UFBA como um importante passo de inclusão social, pois permite que as pessoas distantes dos grandes centros urbanos tenham acesso à universidade. Para ele, é necessário que o sistema federal de ensino se torne referência em EaD no país. “E é preciso que tenha aula presencial, laboratórios, aula de qualidades, interatividade com os tutores”, acrescenta o pró-reitor.

Os cursos de graduação EaD na UFBA possuem 14 polos de apoio presencial, cujas atividade são realizadas nesses locais ou em espaços específicos no município do polo sede. As atividades presenciais envolvem encontros, atividades complementares, laboratório, oficinas, tutoria, avaliações, entre outras atividades que podem ser desenvolvidas em qualquer dia da semana, inclusive aos sábados e domingos.

As cidades de Brumado, Esplanada, Itabuna, Sapeaçu, Paratinga, Rio Real, Teodoro Sampaio, Vitória da Conquista, Ipirá, Bom Jesus da Lapa, São Francisco do Conde, Euclides da Cunha, Santo Amaro, Paulo Afonso compõem os polos. No processo seletivo em andamento, foram ofertadas 100 vagas para a licenciatura em dança, 300 para licenciatura em matemática, 500 para licenciatura em pedagogia, 80 para tecnologia em segurança pública. Cada curso teve duas vagas extras para candidatos aldeados e quilombolas.

Participaram da seleção candidatos que concluíram o nível médio e realizaram o Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) em, pelo menos, em uma das edições de 2012 a 2016

Confira: