Por meio do seu Comitê de Tecnologias da Informação e Transformação Digital, a Associação Brasileira de Normas Técnicas | ABNT anunciou novo documento para regulamentar o uso da Inteligência Artificial | IA no Brasil. A finalidade é estimular o uso seguro e isento da ferramenta e sem objetivos obscuros.
A nova norma lança diretrizes que devem guiar todo o processo de desenvolvimento e manutenção de interfaces e/ou linguagens de IA em território nacional. Seu processo envolve, inicialmente, uma imparcial e moderada coleta de dados, seguida de um treinamento da IA livre de preconceitos e de orientação político-ideológica, entre outras medidas.
Para Carlos Eduardo Passerani Reolon, Coordenador da Comissão de Estudo de IA da ABNT:
"implementar um modelo de governança robusto é essencial para operar sistemas de IA sem gerar riscos significativos aos usuários. Compreender os potenciais e os riscos desses sistemas e os mecanismos para mitigá-los é fundamental para reduzir prejuízos e maximizar benefícios”.
O processo de desenvolvimento e amadurecimento de um modelo de IA envolve testes, avaliações de uso e reprogramações, que também devem ser eticamente polidos. A nova regra da ABNT busca garantir isso, uma medida adotada em linha com um esforço conjunto global de padronização e desenvolvimento de modelos de IA.
Saiba mais AQUI.