Curso: Especialização em Alfabetização e Letramento

Leitura e Produção de Textos Orais e Escritos na Alfabetização
Neste componente, estudaremos leitura e produção de textos orais e escritos como práticas sociais, como atividades discursivas e socioculturais realizadas em um dado momento histórico, por uma dada sociedade, submetida a uma dada condição social. Dessa perspectiva, afirmamos que a escola é um locus privilegiado para essas práticas.

Educação Inclusiva
Iniciaremos um importante diálogo sobre diversas questões que envolvem o processo de alfabetização e letramento numa perspectiva inclusiva. A interface entre esses dois complexos processos, alfabetização e inclusão, resulta em grandes desafios para o trabalho docente e, por isso, torna-se imprescindível conhecer melhor a realidade dos estudantes Público Alvo da Educação Especial (PAEE).

Literatura Infantil e Alfabetização
A literatura é o espaço do possível, no sentido mais polissêmico pensado, haverá sempre uma "brecha", uma via de acesso pela qual se possa construir práticas de leitura e escrita adequadas ao grau de desenvolvimento cognitivo dos alunos, mantendo compatibilidade com o seu centro de interesse, com sua leitura de mundo, própria de sua faixa de idade.

Metodologia do Trabalho Científico: Elaboração de Projeto
Projetar é uma etapa extremamente importante na realização de uma pesquisa científica, pois é através dela que conseguimos pensar a pesquisa e dimensionar os caminhos que esperamos que ela siga ao longo do seu desenvolvimento. Neste livro, você encontra discussões sobre o que é fazer ciência; como produzir textos no mundo acadêmico, destacando a aplicação das normas da ABNT; e, por fim, as etapas para produção de um projeto.

Alfabetização, Letramento e Tecnologias Digitais
Para falar sobre Letramentos Digitais, antes faz-se pertinente ater-se ao uso do termo letramento como estado ou condição que adquire um grupo social ou um indivíduo como consequência da apropriação de conhecimentos múltiplos da linguagem oral ou escrita. Os letramentos digitais como parte de um conceito amplo de multiletramentos, percorrem um universo de associações entre linguagem e tecnologia como parte de um desdobramento do letramento analógico...