Educação a distância avança e ganha mais espaço no ambiente acadêmico

Evento teve a participação do pesquisador Daniel Mill

Em conjunto com o tradicional ensino presencial, a Educacão a Distância (EaD) é uma modalidade que está em prática e tem perspectiva de expansão na Universidade Federal da Bahia. Pesquisadores, professores e estudantes se reuniram neste sábado, 16, para acompanhar o debate sobre EaD na UFBA, em evento realizado no auditório do Instituto de Matemática, no campus de Ondina, em Salvador. A atividade faz parte da programação do congresso comemorativo pelos 70 anos da UFBA.

A institucionalização do EaD na universidade é um objetivo dos principais envolvidos com o tema e foi valorizada pelo Pró-reitor de Ensino de Graduação da UFBA, Penildon Silva. "O ensino à distância é um campo promissor e que caminha para ampliação. Estamos discutindo também a implantação de outros cursos nessa modalidade. Em pouco tempo estamos tendo um retorno muito positivo", afirmou o pró-reitor.

Na UFBA, a gestão do ensino à distância está concentrada na Superintendência de Educação a Distância (Sead), sob a coordenação da professora Márcia Tereza Rebouças Rangel. Ela abriu o evento destacando os esforços para que sejam inseridas tecnologias de EaD nos processo de ensino e ressaltou que ainda há um longo caminho a ser trilhado.

Gestor de EaD da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e conceituado pesquisador de ensino à distância, Daniel Mill falou sobre seus estudos e experiências na área e valorizou a questão da flexibilização dos espaços de ensino. "A educação a distância se adapta às condições dos vários perfis de cidadãos que buscam o ensino superior. Nessa modalidade temos possibilidade de explorar diferentes processos e ferramentas tecnológicas e digitais que promovem a aprendizagem", disse Mill.

Nara Pimentel, coordenadora de EaD da Universidade de Brasília  (UnB) também participou da discussão e chamou atenção para o número de 150 mil professores da educação básica fazendo cursos superiores na modalidade EaD em todo o Brasil, dado que reforça a relevância de se discutir os modelos de ensino aplicados atualmente. "Mais importante que saber o que é a educação à distância é saber estudar à distância", disse a pesquisadora.

O preconceito que ainda existe dentro e fora das universidades sobre os cursos e estudantes do ensino à distância também foi colocado pelos debatedores. Atualmente, em muitas instituições públicas de ensino superior, os diplomas não são mais diferenciados entre as modalidades de cursos à distância ou presenciais, como forma de não gerar discriminação.

Também neste sábado foi lançada a "EaD UFBA em revista", a publicação institucional em formato digital e impresso é produzida pela Sead e vai divulgar ideias e experiências em Educação a Distância e no uso de tecnologias digitais na área de Educação. Com edições semestrais, a revista terá entrevistas, artigos, reportagens e relatos inéditos sobre o tema.

Texto extraído: https://www.ufba.br/noticias/educa%C3%A7%C3%A3o-dist%C3%A2ncia-avan%C3%A...