Itabuna

HISTÓRICO

É a quinta cidade mais populosa da Bahia, e no nordeste brasileiro, a cidade ocupa o décimo lugar e está localizada a cerca de 426 quilômetros da capital da Bahia. Segundo levantamento realizado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, o município de Itabuna apresenta o terceiro melhor Índice de Desenvolvimento Humano do Estado da Bahia, ficando atrás somente da capital baiana, Salvador, e do município de Lauro de Freitas.

É terra natal do escritor Jorge Amado, que a descreve em algumas de suas obras, como Gabriela, Cravo e Canela e Terras do Sem Fim.

O povoamento começou quando a região servia como principal ponto de passagem de tropeiros que se dirigiam a Vitória da Conquista e deu-se apenas a partir de 1867, feito principalmente por migrantes sergipanos, dentre os quais "Félix Sevirino de Oliveira, depois conhecido como Félix Sevirino do Amor Divino" e José Firmino Alves. Félix fundou na entrada de Itabuna a Fazenda Marimbeta. Eles vieram da Chapada dos Índios, atual Cristinápolis - SE, e a eles se atribui a fundação cidade.

 

 

Área: 401,028 km²

População: 204.667 (IBGE, 2010)

 
 
Distância da capital: 
426.00km
Contatos, Mapas, Imagens: 

 

 
Tel, E-mail, Site e Facebook: 

Endereço: Prédio do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães - Avenida José Soares Pinheiro, S/N, Lomanto Júnior. CEP: 45.600-298. Itabuna - BA.

Coordenação: Lindamara Caires Silva de Almeida

E-mail: polouab.itabuna@educacao.ba.gov.br

Telefone: (73) 3613-2980

Blog: https://polouabitabuna.blogspot.com.br

Facebook: https://www.facebook.com/PoloUABItabuna/