Mapeando os Desafios da Educação a Distância

 

Nos últimos anos, a Educação a Distância se consolidou como uma modalidade de ensino de relevância estratégica em termos de interiorização da Universidade por possibilitar que os cursos ofertados pelas instituições públicas de educação superior cheguem a populações de locais mais afastados dos grandes centros urbanos. 
 
Em face de índices significativos de evasão de alguns cursos de graduação, a Superintendência de Educação a Distância | SEAD/UFBA compreendeu a necessidade de apropriar-se do problema apresentado para, assim,  minimizá-lo. Pensando nisto, está em andamento a PESQUISA SOBRE A EVASÃO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DE EaD DA UFBA, cujo objetivo central é mapear os preditores de evasão, o perfil dos estudantes evadidos e as causas da evasão nos cursos de Pedagogia, Matemática e Administração EaD da UFBA. Inicialmente, esses  foram os cursos abordados na pesquisa. Agora, a investigação está sendo estendida aos cursos de Bacharelado em BiblioteconomiaBacharelado em Ciências Contábeis, Licenciatura em Dança, Licenciatura em MúsicaLicenciatura em Teatro e Tecnologia em Segurança Pública.
 
A pesquisa é realizada junto aos/às tutores/as dos cursos. Em seguida, junto aos/às estudantes. 
 
A SEAD/UFBA reconhece a importância da formação superior, inicial e continuada e a pesquisa que está em andamento é a demonstração de que não basta promover a democratização do acesso à Educação com novas tecnologias, mas também aprimorar e otimizar esses caminhos.