Seabra

HISTÓRICO 

Segundo o IBGE, os primeiros núcleos de povoamento da Chapada Diamantina surgiram no início do século XVIII, com o crescimento das minas de ouro de Jacobina e Rio de Contas. A Coroa Portuguesa determinou uma abertura de uma estrada que ligasse as duas regiões de exploração aurífera. Esta estrada, chamada de Estrada Real, contava hoje as terras pertencentes ao município do Seabra, até então desertas. Muitos portugueses foram atraídos pelo garimpo do ouro, mas desiludidos com as exigências do Império vinculadas ao precioso metal, se fixaram naquela região, dedicando-se à agricultura e pecuária.

O primeiro núcleo de povoamento foi a Vila de Iraporanga (Ex-Esconso e Parnaíba), hoje pertencente ao Município de Iraquara. A cidade de Seabra antes denominada de Passagem Bonita de Nossa Senhora de Jacobina também ficou conhecida por Passagem Bonita de São Sebastião (após construção da igrejinha do santo) e com o crescimento do povoado do outro lado do rio cocho, por Cochó do Pega, pois os viajantes ficavam na localidade ao pousarem após longa caminhada.

Provavelmente, na mesma época surge a povoação de Campestre que foi a primeira Sede do município. Campestre pertencia na época ao município de Nossa Senhora do Livramento do Rio de Contas. Em 15 de Março de 1847 foi elevada à Sede de Freguesia de Nossa Senhora da Conceição do Campestre, confirmada pela Lei Providencial 899 de 15 de Maio de 1863 que criava o distrito de paz de campestre.

Posteriormente em 1868 foi Freguesia de campestre elevado à categoria de vila com a denominação de vila agrícola de campestre pela Lei Provincial de número 2652 de 14 de Maio de 1889 que também criava o município de Campestre com território desmembrado de Lençóis, sendo instalado categoria de cidade pelo Decreto 491. Distrito de Jatobá, hoje Baraúnas pela Lei Estadual 776 de 265 de maio de 1910.

Há relatos da tradição oral, segundo a qual, no início do século XIX houve uma grande fome que atingiu a região da Chapada Diamantina, a qual provocou uma grande onda de emigração dessa região para outros lugares.

 
Área: 2 517,294 km²
 
População: 45.202 (IBGE, 2015)
Distância da capital: 
456.00km
Contatos, Mapas, Imagens: 
Endereço: Av. Franklin de Queiroz, nº 595, Centro, CEP: 46900-000
 
Coordenação: Nilvande Nogueira dos Santos
Tel, E-mail, Site e Facebook: 
 
Telefone: (77) 99967-1493 /  (77) 3331-1494