Em 2020, através da Superintendência de Educação a Distância | SEAD, a UFBA realizou o Diagnóstico de Competências Digitais de seus Professores. O Framework DigCompEdu | Digital Competence Framework for Educators, desenvolvido pela União Europeia e adaptado para aplicação na UFBA, foi utilizado para a realização do diagnóstico.
Recentemente em 2023, foi publicada a Política Nacional de Educação Digital (Lei nº 14.533, de 11 de janeiro de 2023), que define estratégias prioritárias, dentre elas, no eixo da Educação Digital Escolar a “promoção da formação inicial de professores da educação básica e da educação superior em competências digitais (…)” bem como a “promoção de tecnologias digitais como ferramenta e conteúdo programático dos cursos”.
Assumindo, portanto, que o desenvolvimento das competências digitais dos professores em todos os níveis de ensino é uma prioridade política e social internacional e nacional, a UFBA, por meio da Superintendência de Educação a Distância | SEAD e da Superintendência de Avaliação e Desenvolvimento Institucional | SUPAD, passa a integrar o Diagnóstico de Competência Digital dos Professores, utilizando o Quadro de Referência das Competências Pedagógico-Digitais de Professores, denominado Pedagogical DigCompEdu Reloaded.
A pesquisa Competências Digitais dos Professores da Educação Básica e do Ensino Superior Públicos é uma iniciativa internacional já em andamento no âmbito do projeto - Novo Arranjo em Pesquisa e Inovação | NAPI EDUCAÇÃO DO FUTURO, sob execução da Universidade Estadual do Centro-Oeste | Unicentro, Universidade Estadual do Maranhão | UEMA, Universidade Aberta | UAb-Pt e como instituição apoiadora, a Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná.
O DigCompEdu Reloaded estará disponível NESTE LINK e o período de sua aplicação junto aos professores da UFBA terá início no dia 30 de setembro.
Vale dizer que os resultados do diagnóstico de 2020 subsidiaram o programa de formação continuada de professores desta Universidade na área das tecnologias digitais nos processos de ensino aprendizagem, como parte do UFBA em movimento, uma ação fundamental para o retorno das atividades da Universidade durante a pandemia da COVID-19.
Passada a pandemia e com o retorno das atividades presenciais, os professores precisam se adaptar aos novos espaços e tempos da educação e aprender a incorporar o digital e o virtual em suas práticas de forma crítica, reflexiva e com intencionalidade pedagógica.
Para a realização do novo diagnóstico, será utilizado um quadro de referência (framework) e um questionário de autoavaliação de competências digitais docentes com uma maior amplitude de competências, nas quatro áreas da dimensão pedagógica do DigCompEdu (utilizada no diagnóstico utilizado em 2020).
O QUE HÁ DE NOVO? | A inovação mais importante do novo diagnóstico é a incorporação das competências relacionadas aos desafios de Educação Aberta, Educação Digital em Rede e à emergência da Inteligência Artificial Generativa no contexto educacional.
Para Márcia Rangel, Superintendente de Educação a Distância da UFBA, “a realização da autoavaliação através do DigCompEdu Reloaded é um reconhecimento da UFBA de que a digitalização da educação se tornou um elemento central no processo de ensino-aprendizagem. A realização da pesquisa e seu consequente diagnóstico é uma oportunidade para a UFBA refletir acerca das competências digitais do seu corpo docente, do qual esperamos uma participação engajada e comprometida”. Márcia ressalta que “o êxito dessa ação e o alcance de um bom diagnóstico vão depender disso para construirmos uma educação mais robusta e adequada às exigências contemporâneas”.