SEAD participa do I Seminário de Pesquisa da Unidade Acadêmica de Educação a Distância (UNEAD) na UNEB

A Superintendência de Educação a Distância (SEAD) da UFBA  participou no dia 10 de dezembro, do I Seminário de Pesquisa da Unidade Acadêmica de Educação a Distância (UNEAD), da UNEB no Campus I. Com o tema “A Pesquisa em EaD na UNEB”, o evento teve por objetivo fomentar e difundir o desenvolvimento de pesquisa e seus resultados sobre o processo educativo mediado por tecnologia, abrangendo aspectos da gestão, práticas pedagógicas e recursos didáticos na Educação a Distância.  Para atender o objetivo, egressos dos cursos de pós-graduação stricto sensu da UNEB apresentaram resultados exitosos de suas pesquisas sobre EaD.

A SEAD foi representada pela Superintendente Márcia Rangel, que participou da Mesa Temática I: Gestão de Ambiente Educacional, mediada pela professora e Coordenadora Adjunta da UNEAD/UNEB Lídia Pimenta. O tema da discussão apresentada pela superintende foi: “Desafios da Institucionalização da EaD”.

Tendo a SEAD/ UFBA como referência, a superintendente ressaltou a importância de instituições históricas e tradicionais como a UFBA alinharem suas propostas a modelos educacionais como a EaD, além de enfatizar relevância da institucionalização desta modalidade para maior capilaridade e atendimento das necessidades educacionais vigente. Para tanto, foram exibidos Círculos Virtuosos a saber: Colaboração, Regulação, Governança, Financiamento, Capacitação, Inovação e Mobilidade.

Outro destaque na discussão proporcionada pela superintendente Márcia Rangel, foi a criação da Rede Colaborativa de Aprendizagem (RCA), pela SEAD em parceria com grupos de pesquisa de várias universidades da Bahia e de Portugal, para estimular a troca de experiências entre profissionais da educação num espaço pensado para discutir, pesquisar e compartilhar experiências bem sucedidas e assim, fomentar o conhecimento em rede e a Educação a Distância de qualidade.