HISTÓRICO
Inicialmente denominada de "Santana do Camisão," de acordo com o livro "A Saga do Camisão Rumo a Ipirá", de Dilemar Costa, o primeiro rancheiro da atual Ipirá foi o português Valério Pereira de Azevedo, que recebeu as terras do Rei de Portugal, em meados do século 17. Conhecido como o "Homem do Camisão", por trajar camisolões semelhantes a chambres, de algodão rústico, derivou de suas roupas o topônimo “Camisão” para o rancho, que se tornaria depois "Fazenda" e em seguida, "Povoado do Camisão". Porém não há nenhuma fonte documental que comprove tais afirmações.
Ipirá desmembrou-se de Feira de Santana e foi automaticamente criada pela resolução provincial de número 520 em 20 de abril de 1855, passando a chamar-se Ipirá através do decreto 7521 de 20 de julho de 1931, o nome da cidade tem origem Tupi e siginifica "cabeça de peixe", fazendo relação com o rio que banha parte das terras locais, denominado Rio do Peixe.
Ipirá localiza-se na Micro-Região Homogênea e Administrativa de Feira de Santana e do ponto de vista econômico na Região do Paraguaçu.
Área: 3.105 km²
População: 59.343 (IBGE, 2010)
Endereço:
Coordenação: Ramistela Lima Santana
Contatos:
E-mail: polouabipira@gmail.com
Telefone: (75) 99266-4979
Facebook:
- Gênero e Diversidade na Escola
- Gestão de Pessoas com Ênfase em Gestão por Competências (2ª oferta)
- Gestão de Pessoas com Ênfase em Gestão por Competências (2ª Oferta)
- Licenciatura em Matemática (5ª oferta)
- Licenciatura em Pedagogia
- Licenciatura em Pedagogia (2ªoferta)
- Pedagogia (2ª oferta)
- Pedagogia (2ª oferta)